Breve histórico
Em 1994 o norte-americano Justin Hall cria os primeiros sites em formato de blog. Com o surgimento de ferramentas de publicação, os blogs se popularizaram a partir de 1999. Eles foram considerados por diversos autores um fenômeno do século 21.
Características dos Blogs
O blog é um serviço gratuito ou de baixo custo e não exigem do usuário grandes conhecimentos em html. Ele permite que postagens sejam feitas na internet seguindo uma ordem cronológica.
Os blogs podem ser compostos de textos, imagens, áudios, vídeos, gráficos e quaisquer arquivos multimídia. Eles diferenciam-se das páginas pessoais, por poderem ser atualizados diariamente. São considerados ferramentas colaborativas e interativas onde usuários trocam informações e conhecimento cooperativamente. O conjunto de blogs na Internet possibilitou uma profunda alteração na comunicação, pois transformou pessoas comuns em produtores de informações.
Blogs Educativos
• O blog, quando usado como ferramenta pedagógica, incentiva a leitura e escrita, assim como a reflexão dos alunos, pois eles passam a colaborar e cooperar uns com os outros.
• Os blogs abrem novos canais de comunicação entre alunos, professores, comunidade e o mundo, favorecendo a aprendizagem de forma participativa e dinâmica.
• O professor passa a mediar o processo de ensino-aprendizagem, instigando o aluno ao aprimoramento de sua autonomia para aquisição da aprendizagem.
• Inseridos em projetos, os alunos passam a exercitar a sua expressão criadora crítica, artística e hipertextual, favorecendo a interdisciplinaridade através do diálogo.
Exemplos de Atividades educacionais com o uso de blogs
• Postagem de projetos, inserindo-se as atividades dos alunos.
• Alunos se organizando em equipes, pesquisando sobre assuntos trabalhados em aula ou sugeridos pelo professor, elaborando textos ilustrados e publicando no blog do grupo.
• Criação de um Blog da escola com links para blogs de cada turma onde toda comunidade escolar possa trabalhar em conjunto. Mostra e promove os acontecimentos tanto da escola como dos projetos desenvolvidos pelas turmas.
• Postagem da Resenha de livro, com comentários de opiniões dos colegas.
• Professores podem laçar problemas de raciocínio lógico, para que colaborativamente a turma chegue a uma solução.
• Há tantos temas que podem ser tratados, dependendo da criatividade e a faixa etária dos alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário