A
escola tradicional
|
A
escola inteligente
|
O professor - Passa a maior parte do
tempo explanando sobre a disciplina, falando e fazendo anotações no
quadro-negro.
|
O professor - Na maior parte do tempo,
propõe problemas para os alunos, coordena debates e orienta as pesquisas dos
estudantes. Resume a aula expositiva ao mínimo necessário.
|
O aluno - Fica em silêncio,
ouvindo as explanações do professor e fazendo anotações em seus cadernos.
|
O aluno - É desafiado
constantemente a solucionar problemas, pesquisar, criticar e debater temas
ligados à disciplina. A conversa entre os colegas não só é permitida como
estimulada.
|
A disposição da sala - O professor permanece
em pé, diante dos alunos, junto ao quadro. Os alunos ficam sentados em
carteiras individuais, separados em fila.
|
A disposição da sala - O professor fica
circulando entre os alunos, verificando o andamento dos debates ou da
pesquisa, tirando dúvidas e dando orientações. Os alunos sentam-se em mesas
de três lugares para estimular atividades em grupo.
|
As atividades - Além de ouvir a lição
do professor, o aluno responde a perguntas ou faz exercícios em livros e
cadernos. As atividades práticas ficam condicionadas a horários e locais
predeterminados.
|
As atividades - Os estudantes assumem o
papel de pesquisadores, em vez de ouvintes. Passam a maior parte do tempo
buscando respostas, debatendo e avaliando o trabalho de outros colegas.
|
Recursos pedagógicos - Em classe, são
utilizados cadernos, livros, quadro-negro e mapas, slides etc. Para usar
outros recursos, os alunos costumam ir (em horários e dias específicos) para
laboratórios de informática ou ciências, ou para uma sala de artes.
|
Recursos pedagógicos - Na mesma sala, há
computadores, material de laboratórios de ciências e recursos da sala de
artes. O professor pode estimular os alunos a encontrar um tipo de relevo num
programa de mapas na internet e sugerir que eles reproduzam aquele tipo de
terreno utilizando material como papel, massa e tinta.
|
O tempo - O ensino é restrito ao
horário escolar, isto é, à duração das aulas. Quando deixa a escola, o aluno
estuda por conta própria ou completa uma tarefa elaborada previamente pelo
professor.
|
O tempo - A aprendizagem não se limita
à escola. Pela internet, em qualquer horário, o estudante pode participar de
chats ou fóruns com os colegas, acessar materiais elaborados pelo professor e
publicar o resultado de seus próprios estudos.
|
Autor: Thompson Viana de Oliveira
Muita legal, continuem postando! Estou acompanhando!
ResponderExcluirÓtima postagem, essa comparação nos ensina muito.
ResponderExcluirÓTIMA ESCOLHA.O ASSUNTO ESTE DEVERIA SER ABORDADO MAIS VEZES.PARABÉNS MENINAS.
ResponderExcluir