sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Escola tradicional x Escola inteligente


A escola tradicional
A escola inteligente
http://www.universitario.com.br/ufrgs/seta.gif O professor - Passa a maior parte do tempo explanando sobre a disciplina, falando e fazendo anotações no quadro-negro.
http://www.universitario.com.br/ufrgs/seta.gif O professor - Na maior parte do tempo, propõe problemas para os alunos, coordena debates e orienta as pesquisas dos estudantes. Resume a aula expositiva ao mínimo necessário.
http://www.universitario.com.br/ufrgs/seta.gif O aluno - Fica em silêncio, ouvindo as explanações do professor e fazendo anotações em seus cadernos.
http://www.universitario.com.br/ufrgs/seta.gif O aluno - É desafiado constantemente a solucionar problemas, pesquisar, criticar e debater temas ligados à disciplina. A conversa entre os colegas não só é permitida como estimulada.
http://www.universitario.com.br/ufrgs/seta.gif A disposição da sala - O professor permanece em pé, diante dos alunos, junto ao quadro. Os alunos ficam sentados em carteiras individuais, separados em fila.
http://www.universitario.com.br/ufrgs/seta.gif A disposição da sala - O professor fica circulando entre os alunos, verificando o andamento dos debates ou da pesquisa, tirando dúvidas e dando orientações. Os alunos sentam-se em mesas de três lugares para estimular atividades em grupo.
http://www.universitario.com.br/ufrgs/seta.gif As atividades - Além de ouvir a lição do professor, o aluno responde a perguntas ou faz exercícios em livros e cadernos. As atividades práticas ficam condicionadas a horários e locais predeterminados.
http://www.universitario.com.br/ufrgs/seta.gif As atividades - Os estudantes assumem o papel de pesquisadores, em vez de ouvintes. Passam a maior parte do tempo buscando respostas, debatendo e avaliando o trabalho de outros colegas.
http://www.universitario.com.br/ufrgs/seta.gif Recursos pedagógicos - Em classe, são utilizados cadernos, livros, quadro-negro e mapas, slides etc. Para usar outros recursos, os alunos costumam ir (em horários e dias específicos) para laboratórios de informática ou ciências, ou para uma sala de artes.
http://www.universitario.com.br/ufrgs/seta.gif Recursos pedagógicos - Na mesma sala, há computadores, material de laboratórios de ciências e recursos da sala de artes. O professor pode estimular os alunos a encontrar um tipo de relevo num programa de mapas na internet e sugerir que eles reproduzam aquele tipo de terreno utilizando material como papel, massa e tinta.
http://www.universitario.com.br/ufrgs/seta.gif O tempo - O ensino é restrito ao horário escolar, isto é, à duração das aulas. Quando deixa a escola, o aluno estuda por conta própria ou completa uma tarefa elaborada previamente pelo professor.
http://www.universitario.com.br/ufrgs/seta.gif O tempo - A aprendizagem não se limita à escola. Pela internet, em qualquer horário, o estudante pode participar de chats ou fóruns com os colegas, acessar materiais elaborados pelo professor e publicar o resultado de seus próprios estudos.

Autor: Thompson Viana de Oliveira
Fonte: LINK

3 comentários: